Solenidade de abertura da exposição Energia em Movimento – Espaço do Conhecimento UFMG
 
acontece | Notícias | Solenidade de abertura da exposição Energia em Movimento

Fruto de parceria com Petrobras, exposição Energia em Movimento é lançada na presença de autoridades no Espaço 

 

“O real não está na saída nem na chegada: ele se dispõe para a gente é no meio da travessia”. Com as palavras de João Guimarães Rosa, a reitora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Sandra Goulart, abriu oficialmente a exposição Energia em Movimento na noite de quinta-feira, dia 11 de abril, no Espaço do Conhecimento UFMG. O que ela chamou de travessia foi o percurso pelo labirinto de instalações interativas que compõe a mostra, resultado de uma parceria com a Petrobras com curadoria de Jose Cabral Filho, professor da Escola de Arquitetura da Universidade.

 

Reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart, abre oficialmente a exposição

Na abertura, a reitora reforçou a missão da UFMG, que é de ensino, pesquisa, mas também de atividades de extensão, isto é, aquelas que a aproximam da população. Esse compromisso se manifesta em Energia em Movimento: “Exposições dessa maneira são uma forma de compartilhar conhecimento, sensibilizar e incluir a comunidade externa”, conclui. Para Goulart, a mostra representa novas possibilidades em termos de patrocínio, já que a Petrobras é uma parceira antiga no campo da pesquisa.

O evento contou ainda com a presença do Diretor de Ação Cultural da Universidade, Fernando Mencarelli. Ele também falou da tradução do saber científico em uma linguagem instigante e acessível ao público. “Para mim, essa é a grande vocação do Espaço do Conhecimento”, acrescenta.

 

O Espaço
A Diretora Científico-Cultural do museu, Diomira Faria, ressaltou o trabalho do curador, José Cabral Filho, e de sua equipe no processo de transformação do conceito de movimento em um espaço expositivo. Em seguida, a professora agradeceu à dedicação dos funcionários do museu e da Fundep e ao apoio da Petrobras: “Não foi uma partilha apenas de recursos, mas de confiança mútua”.

O Espaço integra o Circuito Liberdade, que é gerido pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA). Michele Arroyo, presidente do Instituto, explica que o lançamento dessa exposição se deu num cenário de mudança de diretriz do IEPHA. Entre os novos desafios, estão a reafirmação da questão do financiamento da cultura e a fusão das Secretarias de Cultura e Turismo.

Convidados visitam a exposição após solenidade

 

Sinergia
Para Ana Esteves, gerente de patrocínio de Ciência e Tecnologia da Petrobras, o projeto que culminou em Energia em Movimento está alinhado com o DNA da empresa, que é de buscar incansavelmente o conhecimento. É ainda uma maneira de conectar o público de Belo Horizonte e de Minas Gerais a esse propósito. “Só através da educação e do desenvolvimento da ciência que a gente consegue transformar a vida das pessoas, o mundo em que vivemos”.

 

Ana Esteves, gerente de patrocínio de Ciência e Tecnologia da Petrobras