Foto: Pedro Furtado | Coletivo Imaginário

TERRAÇO ASTRONÔMICO

O céu mais próximo de você

O quinto andar do Espaço do Conhecimento UFMG oferece uma experiência completa de observação astronômica, com acompanhamento de especialistas. O observatório possui um teto retrátil que permite a observação celeste por meio da utilização de telescópios.

As sessões de observação são apresentadas e comentadas pela equipe de Astronomia do Espaço do Conhecimento. As observações também podem ser feitas a olho nu, de acordo com a programação.

Ocasionalmente, o terraço também é utilizado para cursos e observação de eventos especiais: informe-se e participe!

Funcionamento:

Devido à necessidade de céu com poucas nuvens para a observação, o terraço astronômico é aberto apenas no período seco do ano.

Dias e horários: sábados, das 19h às 21h

O acesso ao terraço é permitido mediante a retirada de senha individual, na recepção do museu. Nos dias de observação, 120 senhas são distribuídas, por ordem de chegada, a partir das 17h30.  A entrada é gratuita.

*O terraço poderá não ser aberto caso as condições meteorológicas do dia impeçam as observações. Nesse caso, será mantida a distribuição de senhas, mas para apresentação sobre o funcionamento do telescópio. Se no decorrer da atividade as condições climáticas melhorarem, o teto retrátil poderá ser aberto para observação astronômica.