Notícias – Espaço do Conhecimento UFMG
 
Acontece | Notícias

Causos d’Água

Espaço do Conhecimento realiza contação de histórias sobre o folclore brasileiro

 

 

As águas do Brasil escondem muito mais mistérios do que imaginamos. Delas, dizem os contos, sai o boto cor-de-rosa, que se transforma em um homem e seduz jovens solteiras para engravidá-las, ou Iara, que atrai os pescadores. A Vitória-Régia só se mantém em descanso nos rios da Amazônia graças ao famoso menino dos pés virados para trás: Curupira engana os caçadores e os assusta com seus assobios para manter as florestas e suas nascentes protegidas. Enquanto isso, o Caboclo d’Água segue assombrando navegantes em defesa do Rio São Francisco, e o orixá Oxum reina sobre a água doce dos rios.

Esses são somente alguns dos seres mágicos que povoam as águas brasileiras. No próximo sábado, dia 03 de junho, o Espaço do Conhecimento UFMG viajará com seus visitantes pelo folclore do país. Causos d’Água começa às 15h e fará um resgate de personagens famosos da cultura popular. A classificação indicativa é livre. A participação é gratuita, mas é preciso retirar senha na recepção uma hora antes.

 

Um rio que fala
A exposição temporária À Margem: Água, Cultura e Território conta a história das águas da Bacia das Velhas, crucial para o surgimento de Belo Horizonte. Até 18 de junho, os visitantes poderão entender o caminho do rio, desde sua nascente até seu curso por campos e cidades, e compreender como áreas verdes preservadas e de um saber tradicional próprio da cultura dos povos ribeirinhos convivem com esgoto, resíduos industriais, agrotóxicos e assoreamento.

 

Causos d’Água
Quando: Sábado, 03 de junho, às 15h
Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH
Entrada gratuita