Café Controverso: Fake News – Espaço do Conhecimento UFMG
 
acontece | CAFÉ CONTROVERSO | Café Controverso: Fake News

A viralização da mentira: Espaço discute Fake News em Café Controverso

 

 

Bots, clickbaits, ads. As palavras de origem estrangeira podem não ser tão claras, mas estão diretamente relacionadas ao tão discutido universo das Fake News. A propagação viral de notícias falsas pode trazer graves consequências para a sociedade e tem, inclusive, interferido nos processos democráticos. Para pensar essa relação entre mídia, verdade e democracia, o Café Controverso de junho traz o tema Fake News: a pós-verdade na era da Internet no dia 09 de junho, às 11h.

Participam do evento a professora do Departamento de Comunicação Social da UFMG Geane Alzamora e o professor do Departamento de Ciência da Computação da UFMG Fabrício Benevenuto. O debate é gratuito e aberto ao público.

 

Dos primórdios da notícia à idade do Facebook
Ainda que o termo Fake News seja recente, as notícias sempre trouxeram consigo um componente de inventividade. É o que pensa a professora do Departamento de Comunicação Social Geane Alzamora. Ela afirma ainda que as pessoas não são movidas pela verdade e tendem a acreditar no que querem.

“Se a notícia não é necessariamente verdadeira e nunca foi, o que chamou tanta atenção para o conceito de Fake News?”, questiona Alzamora, que destaca o potencial da Internet de tornar um conteúdo viral como o grande responsável pelo fenômeno como conhecemos hoje.

O professor Fabrício Benevenuto também evidencia a grande capacidade das mídias sociais de disseminar a desinformação e acredita ainda na necessidade de coibir as ferramentas e os sistemas que permitem esse alastramento de mentiras.

Para Benevenuto, as Fake News envolvem o marketing político no espaço online, um mal que pode perturbar a disputa eleitoral brasileira neste ano. “As redes sociais se tornaram palco para uma verdadeira guerra de informações em períodos eleitorais.”, afirma.

 

Café Controverso
Sempre no primeiro sábado do mês, o Café Controverso recebe um debate sobre assuntos de interesse público. Os participantes podem participar da discussão com perguntas aos palestrantes.

 

 

Café Controverso: Fake News: a pós verdade na era da Internet
Quando: Sábado, 09 de junho, às 11h
Convidados: Fabrício Benevenuto, professor do Departamento de Ciência da Computação da UFMG, e Geane Alzamora, professora do Departamento de Comunicação Social da UFMG
Onde: Cafeteria do Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH
Entrada gratuita