CHAMADA DE PROPOSTAS PARA SÁBADO COM LIBRAS – Espaço do Conhecimento UFMG
 
visite | Sábado com Libras | CHAMADA DE PROPOSTAS PARA SÁBADO COM LIBRAS

CHAMADA DE PROPOSTAS PARA OFICINAS DO SÁBADO COM LIBRAS DO ESPAÇO DO CONHECIMENTO UFMG

Agosto de 2017

APRESENTAÇÃO
Integrante do Circuito Liberdade, situado na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, o Espaço do Conhecimento UFMG é um centro interativo que tem como objetivos principais a formação e a divulgação científica e cultural, aproximando a população do conhecimento através de exposições, oficinas, Planetário, observação astronômica e Fachada Digital.

Dentre os recursos disponíveis para a realização de suas ações, o Espaço do Conhecimento UFMG conta com uma sala de oficinas dedicada a atividades de cunho artístico, cultural e científico, oferecidas ao público com o propósito de enriquecer as experiências de fruição em seu interior e assegurar que este seja um espaço de educação e promoção da cidadania e inclusão.

Um dos projetos que vem sendo desenvolvido desde 2015, dentro deste propósito, é o projeto Sábado com Libras (anteriormente denominado Quinta com Libras), que tem como objetivo promover a inclusão de pessoas surdas através da oferta de atividades acessíveis em Língua Brasileira de Sinais. Dentro dessa proposta, já foram ofertadas oficinas abarcando temas diversos, como astronomia, teatro e música, além de visitas às exposições mediadas em Libras. Desde junho de 2017, o projeto passa a contar também com uma sessão de Planetário acessível em Libras, chamada Astronomia Indígena com Libras.

Visando aprimorar a experiência do Sábado com Libras, de forma a torná-lo um projeto não apenas construído para o público surdo, mas desenvolvido junto com a comunidade surda – em respeito ao lema “Nada sobre nós, sem nós” – o Espaço do Conhecimento UFMG abre a Chamada para recebimento de propostas de oferta de oficinas no projeto Sábado com Libras.

Assim, espera-se ampliar as possibilidades de efetiva apropriação do Espaço do Conhecimento UFMG pela comunidade surda e demais usuários da Libras.

 

PROPOSTAS
Entende-se, sob o termo “oficina”, qualquer atividade de cunho artístico, cultural ou científico e de caráter educativo, aberta ao público e gratuita. As mesmas devem ser ofertadas em um sábado e em Língua Brasileira de Sinais.

A oficina deve ser pensada para um mínimo de 10 e um máximo de 20 participantes e para um período entre 30 minutos e 3 horas.

O Espaço do Conhecimento UFMG se responsabilizará pelo acompanhamento das atividades por um intérprete de Português/Libras.

 

FORMA DE PARTICIPAÇÃO E INSCRIÇÃO
a – A submissão de propostas é aberta a qualquer pessoa acima de 18 anos;
b – A inscrição de grupos deverá ser feita por um dos seus membros, ficando ele responsável pelo diálogo entre o grupo e o Espaço do Conhecimento UFMG;
c – A submissão de propostas deverá ser feita exclusivamente online através de formulário disponibilizado no site do Espaço do Conhecimento UFMG especificamente para esta chamada. O formulário também está disponível em Libras, e as respostas podem ser gravadas em Libras e disponibilizadas em vídeo;
d – No caso em que o formulário seja respondido via gravação de vídeo em Libras, o proponente deve se responsabilizar pela hospedagem do mesmo em plataformas de compartilhamento de vídeos e arquivos (Youtube, Vimeo, Google Drive, Dropbox, etc) e disponibilização do link para acesso.

 

AVALIAÇÃO E SELEÇÃO
As propostas serão avaliadas individualmente, a partir do momento do preenchimento do formulário, por comitê avaliador formado por membros da equipe do Espaço do Conhecimento UFMG. Uma vez selecionada, esta equipe entrará em contato com o proponente para estipulação da data de oferta da oficina.

As propostas serão avaliadas conforme os seguintes critérios, de caráter não eliminatório:
a – ser condizente com a finalidade científica e cultural do Espaço do Conhecimento UFMG, atentas a seus aspectos estéticos, educativos e políticos;
b – respeitar às especificidades da cultura surda;
c – demonstrar criatividade e caráter inovador em termos de conteúdo e/ou metodologia;
d – comprovar ineditismo ou apresentar resultados que comprovem o sucesso da ação quando realizada anteriormente;
e – solicitar recursos materiais e estruturais condizentes com o que pode ser oferecido pelo Espaço do Conhecimento UFMG;
f – fomentar a divulgação da Língua Brasileira de Sinais.

Por outro lado, não serão consideradas propostas:
g – de caráter publicitário, comercial ou institucional alheio à finalidade científico-cultural do Espaço do Conhecimento UFMG;
h – de caráter ofensivo, preconceituoso e de fomento a discursos de ódio;
i – de partidos políticos ou promoção partidária;
j – que envolvam conteúdos dos quais não se possui licença para exibição ou veiculação.

 

DATAS E PRAZOS
Inscrição de propostas: até 30 de novembro de 2017.
Divulgação do resultado da seleção: a partir de 1º de setembro de 2017.
Início da programação (condicionada à aprovação de proposta): setembro de 2017.

 

REALIZAÇÃO DAS AÇÕES
As atividades de desenvolvimento das propostas realizadas no interior do Espaço do Conhecimento UFMG, em uso de seus equipamentos e estrutura, deverão ser acompanhadas por membro designado da equipe do Núcleo de Ações Educativas e Acessibilidade.

Os ajustes e formatação final da proposta serão elaborados em conjunto com a equipe do Núcleo Educativo e de Acessibilidade do Espaço do Conhecimento UFMG.

O Espaço do Conhecimento UFMG reserva o direito de cancelar a oferta de qualquer atividade selecionada, seja por problemas técnicos, descumprimento das normas estabelecidas por esta Chamada, má finalização técnica da proposta ou quaisquer outras razões não previstas por este regulamento.

 

BENEFÍCIOS DAS PROPOSTAS SELECIONADAS
Uso do espaço físico, mobiliário e equipamentos disponibilizados pelo Espaço do Conhecimento UFMG durante a preparação e a realização da atividade, em data e horário estabelecidos após a seleção da proposta.

Divulgação da oficina dentro da programação do Espaço do Conhecimento UFMG, incluindo peças gráficas e vídeo de divulgação em Libras, elaborados pelas equipes de Comunicação e Audiovisual do Espaço do Conhecimento UFMG.

Registro fotográfico da ação e divulgação dos mesmos nas redes sociais do Espaço do Conhecimento UFMG.

Emissão de certificado comprobatório da ação realizada, mediante solicitação.

O Espaço do Conhecimento UFMG não oferecerá qualquer tipo de remuneração ou compensação financeira pela realização das propostas acolhidas.

 

OBRIGAÇÕES DOS PROPONENTES
Efetivar o proposto, observando os períodos e condições acordados após sua aprovação, bem como zelar pela qualidade na execução.

Respeitar as instruções e as condições de uso dos equipamentos e estrutura do Espaço do Conhecimento UFMG.

Responsabilizar-se, já no ato da submissão da proposta, pela autoria e originalidade da obra, bem como pelos direitos de uso das imagens, sons, textos, softwares e quaisquer outros materiais e ferramentas protegidos por direito autoral, direito de uso de imagem ou patente, que venham a ser utilizados em seu desenvolvimento.