Semana de Museus: entre as aldeias e o urbano – Espaço do Conhecimento UFMG
 
acontece | Notícias | Semana de Museus: entre as aldeias e o urbano

Convivência de tradições é tema de exibição de documentários no Espaço

 

 

 

A relação entre os saberes indígenas e as sociedades modernas pode ser vista como um choque cultural. No entanto, muito dessa mistura gerou – e continua gerando – tradições. O assunto vai ao encontro do tema proposto pela 17ª Semana Nacional de Museus, Museus como núcleos culturais: o futuro das tradições, que ocorre de 13 a 19 de maio. O Espaço do Conhecimento UFMG participa do evento com a exibição de dois documentários.

No dia 19 de maio, às 14h, os visitantes poderão assistir a dois filmes produzidos pela Agência Pública. O curta O Sonho de Éder conta a história de um jovem estudante de Administração na Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e indígena umutina. O povo ao qual Eder Aponodepá pertence foi dizimado por ataques e doenças no início do século 20. O documentário mostra a busca do personagem por suas raízes em uma tentativa de reconstrução de sua cultura.

Já a produção Filhos de Guerreiros retrata a realidade de jovens da etnia Kayapó, também no Mato Grosso. Descendentes de caciques que já lideraram esse povo contam as principais questões da juventude indígena urbana, como o racismo e o bullying, o sonho de voltar a viver na aldeia e o conflito de gerações entre novos e velhos guerreiros.

A duas exibições são gratuitas. Para participar, os interessados devem retirar uma senha na recepção do Espaço do Conhecimento UFMG. Logo após assistir aos filmes, mediadores e espectadores vão debater o tema. A classificação é livre.

A programação do Espaço para a Semana Nacional de Museus também conta com oficinas e sessões no Planetário.

Semana de Museus
A Semana Nacional dos Museus é uma realização do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Todos os anos, o evento promove uma integração maior com os públicos a partir de programações especiais.

 

 

Semana dos Museus no Espaço do Conhecimento UFMG
Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BHCine Debate Transversais: Filhos de Guerreiros e O Sonho de Éder
Quando: Domingo, 19 de maio, às 14h
Classificação: livre
Entrada: gratuita