Exibição na Fachada celebra Dia do Índio – Espaço do Conhecimento UFMG
 
descubra | FACHADA DIGITAL | Exibição na Fachada celebra Dia do Índio

Vida e cultura dos índios Kambemba ganham Fachada Digital

 

 

Trajes e adornos dão lugar a roupas comuns. Na cabeça, ao invés de cocares, trazem bonés. Junto aos grafismos, bermudas jeans ajudam a cobrir a nudez do corpo. Assim vive a tribo da etnia Kambeba à margem do Rio Amazonas: combinando aspectos da cultura indígena dos seus antepassados com a vida moderna da capital Manaus, localizada a cerca de 100 km do local.

Retratar o índio sem estereótipos, mostrando que sua cultura existe e resiste frente ao avanço da civilização contemporânea, é a proposta da exposição Amazônia Tecnicolor, que será exibida de forma inédita na Fachada Digital do Espaço do Conhecimento na próxima quarta, 19 de abril, Dia do Índio.

O projeto é da fotógrafa Luiza Therezo, que teve a ideia ao passar uma tarde com as crianças da tribo. Das brincadeiras que surgiam entre os banhos de rio, os pequenos também apresentaram à visitante as histórias, as crenças e os costumes da comunidade, que ali habita há mais de 300 anos. Junto às belas fotografias de céus coloridos, há um vídeo em que a jovem índia Pully-Pully canta o hino do Brasil no idioma indígena Kambeba.  A mostra fica em cartaz até 30 de abril.

 

Exposição na Fachada Digital: Amazônia Tecnicolor
Quando: 19 de abril, às 18h30, 19h, 19h30, 20h, 20h30, 21h e 21h30; De 20 a 30 de abril, às 20h
Local: Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH