#FériasNoMuseu: astronomia – Espaço do Conhecimento UFMG
 
acontece | Notícias | #FériasNoMuseu: astronomia

Visitantes desvendam o céu em programação especial no Espaço

 

 

Os amantes da Astronomia já podem marcar na agenda: de 02 de janeiro a 03 de fevereiro, o Espaço do Conhecimento UFMG realiza atividades superdivertidas sobre o tema na programação especial de férias. O público poderá aproveitar os filmes e projeções no Planetário, que terá várias sessões diariamente. Os ingressos custam R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia).

Todas as outras atividades são gratuitas, como o Teatro dos Planetas, que inaugura as #FériasNoMuseu no dia 05 de janeiro, às 14h. Na oficina, os visitantes encenam os movimentos de planetas e outros astros com o próprio corpo sobre um tapete astronômico, que representa o Sistema Solar. A oficina é indicada para pessoas a partir de 06 anos.

Nos dias 08 e 10 de janeiro, às 15h, e no dia 26, às 16h, os visitantes vão descobrir outras formas de vida em Pás, lupas e telescópios: para onde vamos?. A criançada vai passear pelas exposições do Espaço à procura de vestígios de vida em um planeta desconhecido. Para isso, os pequenos terão que usar técnicas da arqueologia e astronomia. A atividade tem classificação livre.

Já em Estrelas e Faraós, toda a família é levada a uma viagem ao Egito Antigo, onde seres humanos mantinham uma forte relação com o céu. A contação de histórias vai mostrar como era essa aproximação com a astronomia nos dias 09 e 11 de janeiro, às 15h. A classificação etária também é livre.

No dia 12, às 14h, o público vai entender como a luz é estudada na oficina Espectroscópio. Os participantes vão construir um modelo simples dessa ferramenta, que permite observar o espectro emitido por fontes luminosas. A atividade é indicada para pessoas a partir de 10 anos.

Brincando e aprendendo!
As descobertas astronômicas podem ser muito divertidas. Que tal conhecer os feitos das sondas espaciais Voyager e, ao final, escrever uma mensagem para uma civilização alienígena? Isso tudo acontece na atividade Mensagens para um extraterrestre nos dias 15 e 17 de janeiro, às 15h.

No dia 19, às 14h, Gincana Astronômica testa os conhecimentos dos pequenos sobre o Universo com um twister de perguntas sobre os planetas, um jogo de adivinhação sobre objetos astronômicos, um quiz sobre a Lua e uma caça às palavras pelo museu.

As duas atividades são indicadas para quem tem 05 anos ou mais.

Um passeio pelas estrelas
Olhar para o céu pode ser um desafio nos dias de hoje, quando tantas luzes das cidades encobrem o brilho dos astros. Para não nos esquecermos dos pontos brilhantes que estão pelo Universo, no dia 26, às 14h, os visitantes vão colocar a imaginação para funcionar e criar as próprias constelações em Coleção de Estrelas.

Para fechar a programação da Astronomia, o jogo Quem tem medo de escuro? chama os participantes para um tabuleiro gigante, onde assumem o papel das peças. O objetivo é mostrar o impacto da poluição luminosa, que reduz a visibilidade de estrelas no céu. A brincadeira ocorre nos dias 29 e 31 de janeiro, às 15h, e no dia 02 de fevereiro, às 14h.

As duas oficinas têm classificação de a partir de 06 anos

 

 

Programação de férias do Espaço do Conhecimento UFMG
Quando: 02 de janeiro a 03 de fevereiro
Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH.

Teatro dos Planetas
Quando: 05 de janeiro, às 14h
Classificação: a partir de 06 anos
Entrada: gratuita

Pás, lupas e telescópios: para onde vamos?
Quando: 08 e 10 de janeiro, às 15h; 26 de janeiro, às 16
Classificação: livre
Entrada: gratuita

Estrelas e Faraós
Quando: 09 e 11 de janeiro, às 15h
Classificação: livre
Entrada: gratuita

Espectroscópio
Quando: 12 de janeiro, às 14h
Classificação: a partir de 10 anos
Entrada: gratuita

Mensagens para um extraterrestre
Quando: 15 e 17 de janeiro, às 15h
Classificação: a partir de 05 anos
Entrada: gratuita

Gincana Astronômica
Quando: 19 de janeiro, às 14h
Classificação: a partir de 05 anos
Entrada: gratuita

Coleção de Estrelas
Quando: 26 de janeiro, às 14h
Classificação: a partir de 06 anos
Entrada: gratuita

Quem tem medo de escuro?
Quando: 29 e 31 de janeiro, às 15h; 02 de fevereiro, às 14h
Classificação: a partir de 06 anos
Entrada: gratuita