#FériasNoMuseu: brincadeiras no Espaço – Espaço do Conhecimento UFMG
 
acontece | Notícias | #FériasNoMuseu: brincadeiras no Espaço

Jogos e brincadeiras invadem o Espaço em programação especial

 

 

O Espaço do Conhecimento UFMG vai agitar o mês da criançada na programação especial de #FériasNoMuseu! Muitos jogos acontecem entre 02 de janeiro e 03 de fevereiro, quando toda a família está convidada a aprender brincando. As atividades são gratuitas e, para participar, basta retirar uma senha na recepção do museu.

A diversão começa nos dias 02 e 04 de janeiro, às 15h. Os pequenos terão que desvendar escritos de pergaminhos em Paleografia das Cosmogonias. Depois de descobrir os trechos de narrativas sobre o surgimento do mundo e do ser humano, os participantes vão juntar todos os pedaços e ler a história completa. A classificação indicativa é de 07 anos.

Os desafios continuam em Chaturanga: do Elefante ao Bispo. O jogo de tabuleiro que deu origem ao xadrez será ensinado aos visitantes. A atividade ocorre no dia 05, às 18h15, e no dia 13, às 15h. Podem participar pessoas a partir de 10 anos.

O uso da imaginação segue em Das Cavernas aos Muros, que reflete sobre as diversas manifestações simbólicas encontradas pelos muros das cidades. O público fará parte de uma experimentação com formas de letras e desenhos que se transformam e se diversificam. O percurso acontece no dia 18, às 15h, e é livre para todas as idades.

História antiga no museu!
Quem pensa que só o semideus Hércules foi capaz de realizar as tarefas impostas por Zeus, como relata a mitologia grega, está muito enganado. As crianças vão provar o contrário em As 12 tarefas de Hércules, em que seguirão pistas para completar os trabalhos. A brincadeira ocorre nos dias 23 e 25, às 15h, e é livre.

O público viaja a um tempo mais remoto ainda em Caça aos Vestígios pelo Museu. Com luvas, jalecos, pincéis e lupas, os pequenos vão encontrar fósseis, minerais, papiros, sementes, mapas antigos e diversos outros objetos. Eles terão que investigar, catalogar e fotografar o material. A atividade tem classificação livre e está marcada para 27 de janeiro, às 15h.

Cultura indígena em foco
Nos dias 30 de janeiro e 1º de fevereiro, às 15h, as Brincadeiras Indígenas invadem o Espaço. Com o intuito de aproximar esses povos da nossa realidade, a atividade reproduz jogos que têm origem nas aldeias, como a peteca e a pintura com urucum. Podem participar crianças acima de 05 anos.

Ciência ao vivo
Para a diversão deixar saudades, Experimentando! Química e o experimento de Miller tem como cenário a exposição Demasiado Humano, onde há uma reprodução do laboratório do cientista Stanley Miller. Depois de conhecer o trabalho desse importante pesquisador, os participantes farão seus próprios experimentos de química! A oficina é voltada para crianças de até 10 anos e acontece no dia 02 de fevereiro, às 16h, e no dia 03, às 15h.

 

 

Programação de férias do Espaço do Conhecimento UFMG
Quando: 02 de janeiro a 03 de fevereiro
Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH. 

Paleografia das Cosmogonias
Quando: 02 e 04 de janeiro, às 15h
Classificação: a partir de 07 anos
Entrada: gratuita

Chaturanga: do Elefante ao Bispo
Quando: 05 de janeiro, às 18h15; 13 de janeiro, às 15h
Classificação: a partir de 10 anos
Entrada: gratuita 

Das Cavernas aos Muros
Quando: 18 de janeiro, às 15h
Classificação: livre
Entrada: gratuita 

As 12 tarefas de Hércules
Quando: 23 e 25 de janeiro, às 15h
Classificação: livre
Entrada: gratuita

Caça aos Vestígios pelo Museu
Quando: 27 de janeiro, às 15h
Classificação: livre
Entrada: gratuita

Brincadeiras Indígenas
Quando: 30 de janeiro e 1º de fevereiro, às 15h
Classificação: a partir de 05 anos
Entrada: gratuita

Experimentando! Química e o experimento de Miller
Quando: 02 de fevereiro, às 16h; 03 de fevereiro, às 15h
Classificação: até 10 anos
Entrada: gratuita