#FériasNoMuseu começam dia 10 de julho – Espaço do Conhecimento UFMG
 
acontece | Notícias | #FériasNoMuseu começam dia 10 de julho

Espaço tem programação especial para toda a família no mês de julho

 

 

As férias de julho prometem muita animação no Espaço do Conhecimento UFMG, onde a criançada vai se divertir com sessões no Planetário, oficinas sobre Astronomia, brincadeiras, percursos pelas exposições e contações de histórias!

A programação especial de #FériasNoMuseu vai de 10 a 29 de julho e é gratuita. Apenas a entrada no Planetário é paga. Os ingressos custam R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia).

 

Astronomia para qualquer um!
Cientistas como Stephen Hawking e Carl Sagan mostraram que a Astronomia não é um bicho de sete cabeças. Leigos podem, sim, entender como funciona o nosso Universo! Por isso, o Espaço preparou um combo de atividades que vai revelar curiosidades sobre planetas, estrelas e outros corpos celestes.

Na quarta-feira, 11 de julho, às 15h, a programação começa com a oficina Construindo o Universo, na qual o público conhecerá as várias versões sobre o surgimento do mundo, como as cosmogonias e a teoria do Big Bang. Em seguida, as crianças vão produzir desenhos, poemas ou músicas com suas próprias ideias sobre a origem do espaço sideral. A atividade se repete no dia 13, no mesmo horário, e tem classificação indicativa de 05 anos.

Em Teatro dos Planetas, os visitantes fazem um passeio diferente pelo Sistema Solar! Num grande tapete astronômico, toda a família vai usar o corpo para representar os planetas, simulando seus movimentos, posições e velocidades. A oficina ocorre no dia 11 de julho, às 11h, e nos dias 14 e 26, às 14h. Podem participar pessoas acima de 06 anos.

Já na atividade Constelação 3D, os visitantes vão aprender a construir um modelo tridimensional da constelação Cruzeiro do Sul, explorando as distâncias entre as estrelas. A atividade acontece no dia 12 de julho, às 14h, e no dia 25, às 11h. A classificação indicativa é de 08 anos.

No dia 13, às 11h, o público desvenda algumas charadas em Quem sou eu?, oficina que apresenta elementos astronômicos a partir de curiosidades. O público deve adivinhar o que está na carta sem olhar, apenas ouvindo as dicas. A atividade se repete nos dias 24 e 28 de julho, às 14h, e é indicada para maiores de 08 anos.

Para fechar o combo da Astronomia, Fases da Lua ensina os visitantes a prever a visibilidade da Lua em qualquer dia e horário: quando ela nasce e se põe, suas fases e por que ocorrem os eclipses. As crianças usam papel, a luz do Sol e o próprio corpo para entender os fenômenos. A oficina acontece nos dias 17, 19 e 21 de julho, sempre às 14h, e tem classificação etária de 08 anos.

 

Soltando a imaginação: da fantasia ao teatro
Já pensou em fechar os olhos e tentar “ver” com as mãos? Essa é a proposta da atividade Desenho Cego, que acontece no dia 10 de julho, às 14h, e nos dias 18 e 27, às 11h. Os participantes devem colocar a mão dentro de uma caixa, onde haverá um desenho com textura. A partir desse estímulo, eles vão ilustrar o que sentiram. A classificação é livre.

Já no dia 14, às 18h30, os adolescentes estão convocados para o Monstrolab: crie seu monstro! Depois de serem apresentados a figuras icônicas da fantasia e ficção científica, os jovens darão vida a monstros. Em seguida, o grupo criará uma história bem divertida com todos os personagens! Podem participar da atividade crianças a partir de 12 anos.

Quem gosta de criar histórias também vai adorar a atividade Quem conta um conto…, que apresenta às crianças personagens como Curupira, Iara e Boitatá. Os pequenos terão que imaginar casos para essas famosas figuras e poderão confeccionar um pequeno livro. A classificação indicativa é de 06 anos.

Em Diário de Bordo: navegantes e ilustrações, no dia 28 de julho, às 15h, desenhos antigos de quem desbravou o mar serão usados para contar como animais, plantas e lugares eram descritos no período das navegações. No mesmo dia, um pouco mais tarde, às 18h30, Cosmogonia Grega e Outras Histórias desvenda a mitologia de um dos povos mais famosos da Antiguidade, com narrativas que envolvem criaturas fantásticas, como semideuses, centauros e o Pégaso. As duas contações têm classificação livre.

No dia seguinte, 29 de julho, às 15h, Jogos Teatrais convida todo mundo a soltar o corpo e a imaginação! Os pequenos vão se divertir com técnicas teatrais, permitindo que a imaginação voe longe. A partir de metodologias lúdicas, os participantes vão descobrir um pouco sobre o universo do teatro e seus elementos.  A classificação etária é de a partir de 06 anos.

 

Desvendando as origens do ser humano!
De onde viemos? Como construímos sociedades? O que deixamos para trás? As #FériasNoMuseu de julho também vão levar o público a uma viagem pelas nossas origens. A jornada começa na atividade Caça às Palavras, que aborda a presença da cultura indígena Tupi no Brasil. O público conhecerá hábitos, comidas, práticas, instrumentos e palavras em um caça-palavras pela exposição Demasiado Humano. O percurso acontece nos dias 10 de 12 de julho, às 15h, e tem classificação indicativa de 07 anos.

Os indígenas também são foco de Brasil e suas Aldeias: mitos, contos e culturas, que revela curiosidades sobre várias populações do país, como a Maxakali, que habita o Norte de Minas Gerais e acredita na força da relação entre deuses e animais, e a Munduruku, do Norte do país, que toca a flauta parasuy, instrumento importante para seus rituais religiosos. A contação está marcada para 22 de julho, às 15h, e é livre para todas as idades.

Já a oficina Só quem veio sabe como é: brincadeiras e jogos do continente africano realiza brincadeiras tradicionais da África, mergulhando na cultura de diversos países. A atividade acontece nos dias 17 e 19 de julho, às 15h, com classificação de a partir de 05 anos.

Nos dias 18 e 20, às 15h, Desvendando o Homo Sapiens convida os visitantes a fazerem um retrato-falado da nossa espécie. E em Enigma Rupestre, nos dias 24 e 26 de julho, às 15h, os mediadores do museu vão revelar a complexidade da leitura de pinturas rupestres. O público receberá papéis com frases simples para representá-las em desenho. Em seguida, o material será repassado a outros participantes, que tentarão decifrar a mensagem na ilustração. As duas atividades têm classificação livre.

 

Coleções: um motor para mudar o mundo
A nova exposição do Espaço do Conhecimento UFMG, Colecionar o Mundo, reúne diversas coleções científicas da Universidade e revela como o ato de catalogar espécies, ferramentas, objetos e, até mesmo, processos é essencial para a evolução da ciência. Durante a programação de férias, três atividades serão realizadas na mostra.

Museu Imaginário, que acontece nos dias 14 e 15 de julho, às 15h, reflete sobre o valor afetivo dos objetos, que assumem funções importantes ao longo da história. Cada participante pegará uma peça de uma caixa e criará uma narrativa sobre ela, colaborando para a construção de uma coleção imaginária!

Já no dia 21, os visitantes conhecerão curiosidades biológicas a partir da cultura dos indígenas maxakalis, que vivem às margens do Rio Doce, onde houve um rompimento de barragem. Bestiário do “novo” Rio Doce propõe que as crianças imaginem quais formas de vida ainda existem lá e criem três animais para compor seu ecossistema, colaborando para uma coleção de espécies.

Por fim, A vista que sonhamos, no dia 27, aborda a ação humana no meio ambiente. A oficina mostra como a mineração modifica as paisagens e afeta a vida de espécies. Ao final, os participantes vão falar sobre a vista perfeita que imaginam para o bem-estar da fauna e da flora.

 

 

#FériasNoMuseu
Quando: 10 a 29 de julho
Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH. 

Desenho Cego
Quando: 10 de julho, às 14h; 18 e 27 de julho, às 11h
Classificação: livre

Caça às palavras
Quando: 10 e 12 de julho, às 15h
Classificação: a partir de 07 anos

Construindo o Universo
Quando: 11 e 13 de julho, às 15h
Classificação: a partir de 05 anos

Teatro dos Planetas
Quando: 11 de julho, às 11h; 14 e 26 de julho, às 14h
Classificação: a partir de 06 anos

Constelação 3D
Quando: 12 de julho, às 14h; 25 de julho, às 11h
Classificação: a partir de 08 anos

Quem sou eu?
Quando: 13 de julho, às 11h; 24 e 28 de julho, às 14h
Classificação: a partir de 08 anos

Monstrolab: crie seu monstro!
Quando: 14 de julho, às 18h30
Classificação:​ a partir de 12 anos

Museu Imaginário
Quando: 14 e 15 de junho, às 15h
Classificação: livre

Fases da Lua
Quando: 17, 19 e 21 de julho, às 14h
Classificação: a partir de 08 anos

Só quem veio sabe como é: brincadeiras e jogos do continente Africano
Quando: 17 e 19 de julho, às 15h
Classificação: a partir de 5 anos

Desvendando o Homo Sapiens
Quando: 18 e 20 de julho, às 15h
Classificação: livre

Quem conta um conto…
Quando: 21 e 25 de julho, às 15h
Classificação: a partir de 06 anos

Bestiário do “novo” Rio Doce
Quando: 21 de julho, às 18h30
Classificação: a partir de 06 anos

Brasil e suas Aldeias: mitos, contos e culturas
Quando: 22 de julho, às 15h
Classificação: livre

Enigma Rupestre
Quando: 24 e 26 de julho, às 15h
Classificação: livre

A vista que sonhamos
Quando: 27 de julho, às 15h
Classificação: a partir de  10 anos

Diário de Bordo: navegantes e ilustrações
Quando: 28 de julho, às 15h
Classificação: livre

Cosmogonia Grega e outras histórias
Quando: 28 de julho, às 18h30
Classificação: livre

Jogos Teatrais
Quando: 29 de julho, às 15h
Classificação: a partir de 06 anos