#FériasNoMuseu: contação de histórias – Espaço do Conhecimento UFMG
 
acontece | Notícias | #FériasNoMuseu: contação de histórias

Espaço realiza contações de histórias na programação especial de janeiro

 

 

Senta que lá vem a história! A famosa frase de um programa infantil dos anos 1990 segue mais viva do que nunca. Mesmo em meio a tantas distrações da era digital, as crianças – e os adultos também – adoram uma contação de histórias. Por isso, o Espaço do Conhecimento UFMG preparou muitas delas para a programação especial de #FériasNoMuseu, que acontece de 02 de janeiro a 03 de fevereiro com entrada gratuita.

A primeira contação acontece do dia 03 de janeiro, às 15h. Diversidade na História vai abordar a vida e os feitos de algumas personalidades LGBT, refletindo sobre a concepção do amor e como essas pessoas eram vistas em suas épocas. A questão do gênero também será foco em Mulheres Incríveis, que revela a biografia de grandes figuras femininas, como a física brasileira Sônia Guimarães e a jogadora de futebol Marta. A atividade ocorre nos dias 06, às 15h, e no dia 12, às 18h15.

No dia 05, às 16h, Histórias das Aldeias retoma narrativas da tradição oral de comunidades indígenas, como a dos Guarani-Mbyá, que acreditam no deus Nhamandu, e dos Apinajé, que creem na Mulher Estrela. E no dia 12, às 16h, Histórias da África de A a Z apresenta às crianças diferentes culturas africanas, com ênfase nos povos akan, banto, ioruba e zulu.

As diferentes concepções sobre o surgimento do mundo e dos seres humanos também têm vez na programação do Espaço. No dia 16, às 15h, Cosmogonia Grega e outras histórias conta parte da mitologia dos antigos gregos. A cultura escandinava ganha destaque em Cosmogonia Nórdica, que acontece no dia 19, às 18h15.

No último dia de #FériasNoMuseu, 02 de fevereiro, às 18h15, Contos Orientais mostra a rica cultura budista a partir de contos famosos.

Todas as atividades têm classificação livre.

 

Clube de Leitura em quadrinhos
A reportagem em quadrinhos de Ugo Bertotti, inspirada pelas imagens e pelas entrevistas da fotojornalista Agnes Montanari, é o tema do Clube de Leitura: do Sci-Fi à Fantasia das férias de janeiro. A obra O Mundo de Aisha conta a história de mulheres do Iêmen que travam uma revolução silenciosa por direitos e liberdade. O debate acontece no dia 26 de janeiro, às 18h15. Para participar, é preciso enviar um e-mail conhecimento.monitoria@gmail.com. A classificação etária é de 12 anos.

 

 

Programação de férias do Espaço do Conhecimento UFMG
Quando: 02 de janeiro a 03 de fevereiro
Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH. 

Diversidade na História
Quando: 03 de janeiro, às 15h
Classificação: livre
Entrada: gratuita

Histórias das Aldeias
Quando: 05 de janeiro, às 16h
Classificação: livre
Entrada: gratuita 

Mulheres Incríveis
Quando: 06 de janeiro, às 15h; 12 de janeiro, às 18h15
Classificação: livre
Entrada: gratuita

Histórias da África de A a Z
Quando: 12 de janeiro, às 16h
Classificação: livre
Entrada: gratuita

Cosmogonia Grega e outras histórias
Quando: 16 de janeiro, às 15h
Classificação: livre
Entrada: gratuita 

Cosmogonia Nórdica
Quando: 19 de janeiro, às 18h15
Classificação: livre
Entrada: gratuita

Clube de Leitura: do Sci-Fi à Fantasia
Quando: 26 de janeiro, às 18h15
Classificação: 12 anos
Entrada: gratuita

Contos Orientais
Quando: 02 de fevereiro, às 18h15
Classificação: livre
Entrada: gratuita