O céu do Brasil e Einstein – Espaço do Conhecimento UFMG
 
acontece | Notícias | O céu do Brasil e Einstein

Atividade celebra centenário de eclipse solar que confirmou a Teoria da Relatividade

 

 

As ideias propostas pelo físico Albert Einstein foram confirmadas por um fenômeno astronômico totalmente visível de uma pequena cidade no nordeste do Brasil. Há 100 anos, em 29 de maio de 1919, Sobral, no Ceará, recebeu cientistas para a observação de um eclipse solar total. O astro-rei foi totalmente encoberto pela Lua, e o dia virou noite por cinco minutos, o que ajudou a comprovar a Teoria da Relatividade Geral.

Para comemorar esse centenário, o Espaço do Conhecimento UFMG realiza a atividade O Eclipse de Sobral e a Relatividade de Einstein: 100 Anos no próximo sábado, 25 de maio, às 14h. A equipe de astronomia do museu irá explicar como o evento celeste foi fundamental para o estudo da física, além de seu impacto no nosso conhecimento sobre o universo. A entrada é gratuita. A participação é indicada para maiores de 10 anos.

A programação do Espaço ainda conta com outras diversas atrações para todas as idades. Oficinas, contação de histórias e percursos pelas exposições prometem agitar o mês de maio.

 

 

O Eclipse de Sobral e a Relatividade de Einstein: 100 Anos
Quando: sábado, 25 de maio, às 14h
Classificação: a partir de 10 anos
Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH.
Entrada: gratuita