Oficinas de astronomia animam férias no Espaço – Espaço do Conhecimento UFMG
 
acontece | Notícias | Oficinas de astronomia animam férias no Espaço

Astronomia lúdica e acessível agita férias no museu

 

 

Inspiração para narrativas poéticas, saberes tradicionais e investigações científicas, a Lua habita o nosso imaginário com suas fases e mistérios. Mas, poucos sabem realmente como o satélite natural do nosso planeta surgiu e como se comporta. Por isso, nessas férias, o Espaço do Conhecimento UFMG preparou uma programação especial que promete levar a astronomia para o dia a dia dos visitantes sem complicação e de forma lúdica. De 03 de janeiro a 12 de fevereiro, além de diversas curiosidades sobre a lua, a equipe do Núcleo de Astronomia oferece oficinas gratuitas que exploram temas como os princípios básicos da luz e a formação e interpretação das constelações.

Utilizando materiais simples e até mesmo o próprio corpo dos visitantes, a oficina As Fases da Lua vai abordar curiosidades sobre o nosso satélite natural. Entender as suas fases e prever a sua visibilidade em qualquer dia e horário é a proposta da atividade, que acontece às terças e quintas-feiras, às 13h, e aos sábados, às 15h.

Também aos sábados, sempre às 18h, os visitantes poderão aprender os princípios básicos da luz do universo na oficina Espectroscópio, nome de um instrumento fundamental para o estudo da luz que será construído na atividade. Já na oficina Coleção de Estrelas, os participantes, por meio de mapas, formarão os seus próprios conjuntos estelares, conhecidos como constelações, e poderão criar histórias para as formas imaginadas. A atividade acontece às quartas-feiras e aos domingos, às 15h.

 

Programação

 

Oficina As Fases da Lua
Data: 27 de dezembro a 12 de fevereiro (terça, quinta e sábado)
Horário: Terça e quinta-feira, às 13h; sábado, às 15h
Classificação indicativa: A partir de 8 anos
Participação: Gratuita. Retirada de senha na recepção do museu
Número de vagas: 20 pessoas
Resumo: Elaborada pelo professor de física Francisco Prado, a oficina vai ensinar os participantes a prever a visibilidade da Lua em qualquer dia e horário, descobrir quando ela nasce e se põe, entender suas fases e o porquê da ocorrência de eclipses. Serão utilizados modelos construídos em papel, a luz do Sol e o próprio corpo dos participantes para a compreensão dos fenômenos.

Oficina Espectroscópio
Data: 27 de dezembro a 12 de fevereiro (sábado)
Horário: 18h
Classificação indicativa: A partir de 10 anos
Participação: Gratuita. Retirada de senha na recepção do museu
Número de vagas: 20 pessoas
Resumo: Usando materiais simples, os mediadores apresentam os princípios básicos para examinar a luz. O visitante irá construir um modelo de espectroscópio, instrumento fundamental para o estudo da luz no universo e que permite descobrir os elementos químicos presentes nas estrelas e nos planetas apenas observando seu brilho.

Oficina Coleção de Estrelas
Data: 27 de dezembro a 12 de fevereiro (quarta, sexta e domingo)
Horário: 15h
Classificação indicativa: Senha na recepção do museu
Participação: Gratuita. Retirada de senha na recepção do museu
Número de vagas: 20 pessoas
Resumo: A diversidade de pessoas e culturas faz com que existam formas diferentes de colecionar estrelas, ou seja, formas diferentes de constelações. Na oficina, os participantes receberão mapas estelares para criarem suas próprias constelações. Haverá um espaço no verso de cada mapa para escrita de mitos, histórias ou lendas a respeito da forma que foi imaginada.