Roteiro para submissão de propostas: Planetário e Fachada Digital – Espaço do Conhecimento UFMG
 
descubra | FACHADA DIGITAL | Roteiro para submissão de propostas: Planetário e Fachada Digital

Roteiro para submissão de propostas: Planetário e Fachada Digital

 

FORMA DE PARTICIPAÇÃO E INSCRIÇÃO
 A submissão de propostas é aberta a qualquer pessoa acima de 18 anos.
 A inscrição de grupos ou coletivos deverá ser feita por um dos seus membros, ficando ele responsável pelo diálogo entre o grupo e o Espaço do Conhecimento UFMG.
 A submissão de propostas deverá ser feita exclusivamente online, através de formulário disponibilizado no site do Espaço do Conhecimento UFMG.
 O proponente deve estar ciente das disposições do Regimento Interno do Conselho Curatorial do Planetário e da Fachada Digital.

 

AVALIAÇÃO E SELEÇÃO
 As propostas serão avaliadas e selecionadas pelo Conselho Curatorial do Planetário e da Fachada Digital, de acordo com as diretrizes e critérios estabelecidos em seu Regimento.

 

DATAS E PRAZOS
 As propostas podem ser encaminhadas a qualquer momento ao longo do ano de 2017, sendo avaliadas na reunião subsequente do Conselho Curatorial do Planetário e da Fachada Digital, conforme calendário disponibilizado aqui.
 O proponente poderá indicar qualquer data para a realização da proposta. No entanto, o pleno acolhimento da proposta na data sugerida levará em conta: a disponibilidade do proponente e da equipe do Espaço do Conhecimento UFMG para finalizar o conteúdo proposto, inseri-lo na programação sem prejuízo de outras ações já programadas e realizar o trabalho paralelo de divulgação ampla da ação junto à imprensa.
 Caso a proposta tenha méritos reconhecidos, mas não possa ser acolhida nas datas sugeridas pelo proponente, o Conselho Curatorial poderá indicar, como ressalva, a possibilidade de realização da proposta em outras datas. Recomenda-se, portanto, o máximo de antecedência possível para a submissão de propostas.

 

REALIZAÇÃO DAS AÇÕES
 Toda atividade de desenvolvimento das propostas realizada no interior do Espaço do Conhecimento UFMG, em uso de seus equipamentos e estrutura, deverá ser acompanhada por membro designado da equipe do Espaço e seguir condições pré-estabelecidas.
 Dependendo de sua natureza, um projeto poderá ser exibido também nos televisores do café, no térreo do prédio.
 O Espaço do Conhecimento UFMG se reserva o direito de cancelar a exibição de qualquer conteúdo, seja por problemas técnicos nos equipamentos, descumprimento do proponente dos prazos estabelecidos ou má finalização técnica dos conteúdos.

 

BENEFÍCIOS DAS PROPOSTAS SELECIONADAS
 Uso das mídias indicadas (Planetário fulldome e Fachada Digital) para realização da exposição e/ou exibição da obra proposta, em condições, períodos e duração previamente acordados.
 Apoio da equipe do Espaço do Conhecimento na finalização e formatação final do material para exibição, estabelecido dentro de suas possibilidades e de acordo com as demandas de cada proposta.
 Divulgação e registro da ação realizada.
 Emissão de certificado comprobatório da ação realizada.
 O Espaço do Conhecimento UFMG não oferece qualquer tipo de remuneração ou compensação financeira pela realização das propostas acolhidas.

 

OBRIGAÇÕES DOS PROPONENTES
 Efetivar o proposto, observando os períodos e condições acordados após sua aprovação, bem como zelar pela qualidade na execução.
 Oferecer suporte para eventual necessidade de manutenção ou ajustes no trabalho apresentado durante todo o período de exibição.
 Autorizar uso de imagem – dos autores e do trabalho desenvolvido – para fins de divulgação institucional do Espaço do Conhecimento UFMG e de seus parceiros, em quaisquer mídias e em qualquer momento.
 Respeitar as instruções e condições de uso dos equipamentos e estrutura do Espaço do Conhecimento UFMG.
 Responsabilizar-se, já no ato da submissão da proposta, pela autoria e originalidade da proposta, bem como sobre os direitos de uso das imagens, sons, textos, softwares e quaisquer outros materiais e ferramentas protegidos por direito autoral, direito de uso de imagem ou patente, que venham a ser utilizados em seu desenvolvimento.

 

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS DAS MÍDIAS

O Planetário digital fulldome é descrito pelas seguintes características:
 Dimensões físicas: cúpula de 9 m de diâmetro, em formato semi esférico.
 Dimensões digitais anamórficas da imagem projetada: 2048 x 2048 pixels, no formato fulldome master.
 Capacidade: 65 pessoas (cadeiras dispostas em sentido unidirecional).
 Sistema de projeção: composto por dois projetores digitais localizados no centro da sala e um projetor óptico-mecânico Carl Zeiss ZKP-4. Um conjunto de computadores é responsável pela execução linear de vídeo e áudio e pela operação do projetor óptico-mecânico por meio de softwares proprietários.
 Sistema de som: composto por seis caixas acústicas (um sub-woofer), distribuídas no entorno do domo.  O sistema disponível permite apenas a exibição linear de vídeos. Assim, propostas de caráter interativo e/ou não linear (como games, instalações interativas, simuladores, etc.) poderão fazer uso do sistema de som e do espaço de exibição, mas serão necessárias soluções alternativas para a projeção no domo.

A Fachada Digital é descrita pelas seguintes características:
 Dimensões físicas: 8m x 4,5m (cobrindo parte da fachada do edifício do Espaço do Conhecimento UFMG voltada para a Praça da Liberdade).
 Dimensões digitais anamórficas da imagem projetada: 1024 x 768 pixels.
 Proporção da imagem projetada: 16:9 (1,77).
 Layout: devido às características técnicas e arquitetônicas da fachada, a imagem é segmentada em um grid de 4 colunas por 3 linhas, formando doze seções, cada uma com 2m x 1,5m (dimensões digitais anamóficas de 256 x 256 pixels).
 Sistema de projeção: composto por 12 projetores de alta potência, integrados por sistema de divisão e distribuição da imagem. Um computador é utilizado para gerenciamento do conteúdo, sendo possível a utilização de players e softwares diversos.
 Sistema de som: composto por cinco caixas acústicas (sendo um sub-woofer) de 600 watts de potência localizadas na base e no topo do edifício do Espaço do Conhecimento UFMG.
 A projeção de imagens apenas é possível no período noturno, quando estão garantidas as condições de visibilidade das projeções.