Sábado com Libras: surdocegueira e comunicação – Espaço do Conhecimento UFMG
 
acontece | Notícias | Sábado com Libras: surdocegueira e comunicação

Mais inclusão e reconhecimento! Oficina aborda formas de comunicação com os surdocegos no Espaço

 

 

Durante a Copa do Mundo deste ano, um vídeo se tornou viral e emocionou muita gente: surdocegos vibrando com uma partida do Mundial através do auxílio do guia de sinais e de um tabuleiro que representava o campo. Na manhã deste sábado, 18 de agosto, o Espaço do Conhecimento UFMG traz nove principais formas de comunicação que, assim como essa, promovem acessibilidade e melhoram a qualidade de vida de pessoas com surdocegueira, a ausência parcial ou total da visão e audição simultaneamente.

A partir das 10h, serão apresentadas maneiras de se comunicar com indivíduos surdocegos, como a Libras tátil, realizada na palma da mão, e a Comunicação Háptica, feita com símbolos e palavras em várias partes do corpo. A oficina Surdocegueira e Comunicação é gratuita e voltada para todos que tenham interesse em aprender mais sobre acessibilidade.

A atividade será conduzida por Lara Gontijo, analista de sistemas, representante da Associação Brasileira de Surdocegos (ABRASC), educadora social de surdocegos da Feneis (Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos) de Minas Gerais e pessoa com surdocegueira. A proposta de Lara foi selecionada por meio da Chamada de Propostas para Oficinas do Sábado do Libras.

Surdocegueira e Comunicação é voltada para maiores de 18 anos. Os interessados devem se inscrever pelo e-mail libras.conhecimento@gmail.com.

 

Sábado com Libras
Desde 2015, o projeto atrai um público diversificado, com diferentes interesses e formações. Temas de ciência e arte são abordados nas atividades, voltadas para quem se comunica em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Em caso de dúvida, os interessados podem enviar e-mail para libras.conhecimento@gmail.com.

 

 

 

Surdocegueira e Comunicação
Quando: Sábado, 18 de agosto, às 10h
Classificação: livre
Onde: Terraço Astronômico do Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH
Inscrições pelo e-mail para libras.conhecimento@gmail.com