Semana Mundial do Glaucoma – Espaço do Conhecimento UFMG
 
acontece | Notícias | Semana Mundial do Glaucoma

Ações de prevenção da doença que mais causa cegueira no mundo acontecem no Espaço

 

 

Conhecido por ser uma doença silenciosa, o glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no mundo. No Brasil, estima-se que o problema atinja aproximadamente 2 milhões de pessoas, segundo o Ministério da Saúde. O glaucoma é uma enfermidade crônica que não tem cura, mas, na maioria dos casos, pode ser controlada com tratamento adequado e contínuo. Quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores serão as chances de se evitar a perda da visão. Com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o tema, entre 10 e 17 de março, acontece a Semana Mundial do Glaucoma. Em Belo Horizonte, algumas atividades do evento serão realizadas no Espaço do Conhecimento UFMG.

No dia 16 de março, sábado, das 14h às 20h, no dia 17, domingo, das 13h às 17h, o museu recebe uma equipe de cientistas da UFMG que irão apresentar o funcionamento da visão e explicar os princípios básicos do glaucoma, mostrando os sintomas, os fatores de riscos, os exames de diagnóstico e os tratamentos. Tudo isso será feito com uma linguagem simples e forma lúdica, para que os visitantes consigam entender a doença e atuar para preveni-la. A entrada é a gratuita, e a classificação é livre.

A ação é coordenada pelos professores Vinicius Ribas e Giselle Foureaux, ambos do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade. Ao longo da semana, também haverá atividades na Praça da Liberdade e no ICB, no campus Pampulha.

 

 

Semana Mundial do Glaucoma
Quando: Sábado, 16 de março, das 14h às 20h, e domingo, 17 de março, das 13h às 17h
Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH.
Entrada: gratuita
Classificação: livre